RedePsi - Psicologia

Notícias

COGEAE oferece curso on line de psicologia e informática

Psicologia e Informática: Um Panorama Sobre os Relacionamentos Virtuais e os Serviços Psicológicos Mediados por Computadores, curso de extensão com 40 horas para cada módulo oferecido na modalidade EAD.

 

As inúmeras possibilidades geradas pelo surgimento do ciberespaço estão transformando as relações humanas e inaugurando novas formas de convívio e relacionamento. A agilidade atualmente presente nas várias formas de interação proporcionadas pela Internet vem proporcionando aos internautas novas formas de ser e de estar no mundo. O conjunto desses fenômenos, aliados às ferramentas de trabalho informatizadas, impõem desafios à Psicologia. Pensando nos profissionais que se defrontam com as questões situadas nas interfaces entre Psicologia e Informática, a PUC-SP está oferecendo o curso “Psicologia e Informática – Um Panorama sobre os Relacionamentos Virtuais e os Serviços Psicológicos Mediados por Computadores”, ministrado inteiramente online.

O conjunto dos três módulos do curso visa fornecer um panorama dos conceitos e práticas mais importantes na interseção entre essas duas áreas, analisar os efeitos das novas tecnologias sobre o existir e as relações humanas e discutir questões éticas, bem como os limites e possibilidades da utilização desses recursos tecnológicos no âmbito das intervenções e atendimentos psicológicos.

 

Os alunos interessados em participar precisam ter acesso à internet e conhecimentos básicos suficientes para editar textos, receber e enviar e-mails, participar de fóruns e chats, além de pesquisar conteúdos na rede.

O curso, totalmente online, está organizado em três módulos independentes, porém complementares, e poderão ser cursados isoladamente ou em seqüência. O primeiro discutirá a relação do homem com o computador. O segundo propõe reflexões sobre os relacionamentos humanos que ocorrem na internet, o público e o privado na era digital e as possibilidades de usos excêntricos ou patológicos da informática (jogos e sexo virtual, por exemplo). Já o terceiro, dirigido exclusivamente aos psicólogos e estudantes de Psicologia, tratará das interfaces entre Psicologia e a Informática, em que serão avaliados limites, possibilidades e as questões éticas e metodológicas envolvidas na realização de serviços psicológicos mediados por computadores.

Também será feita uma análise crítica desses serviços.

http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/140

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter