Levantamento bibliográfico da teoria e da prática em terapia comportamental infantil

O presente estudo buscou analisar como são realizados os atendimentos
infantis em Terapia Cognitivo-Comportamental e Behaviorismo Radical/ Análise do
Comportamento, comparando as duas abordagens. Para responder a tal
questionamento, foi feito um levantamento bibliográfico para conhecer:
(1) os aspectos epistemológicos, filosóficos, os fundamentos teóricos do
behaviorismo radical e metodológico;
(2) a definição, principais características, teóricos e conceitos básicos da
análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental;
(3) um breve histórico e estágio atual da Análise do Comportamento, da Terapia
Cognitivo-Comportamental e da Psicoterapia Comportamental Infantil;
(4) os objetivos, os fatores do paciente, do transtorno, do terapeuta e do
tratamento no atendimento infantil;
(5) os problemas e aspectos positivos na Psicoterapia Comportamental Infantil; e
(6) o processo terapêutico comportamental infantil, subdividindo este em três
etapas: inicial, intermediária e final.
No que se refere à comparação teórica entre as duas abordagens, Falcone (1993)
apresentou duas principais diferenças entre cognitivistas e behavioristas: (1)
parece estar no nível de rigor científico que permeia os conceitos teóricos de
ambos os enfoques, e (2) a ênfase dada às contingências ambientais e às
cognições. Já na prática clínica, não foram observadas diferenças consideradas
relevantes. Quanto à Psicoterapia Comportamental Infantil, esta atualmente se
amplia e se sustenta, cada vez mais, de acordo com Regra (2000) nos
conhecimentos conceituais e filosóficos do behaviorismo radical. Lembrando o que
Guilhardi (1995) afirmou em Regra (2000) que o ecletismo técnico é bem-vindo,
mas o ecletismo teórico gera problemas graves à ação e à psicologia.

Autores: Sibely Karina da Silva Nogueira de Barros
Maria Martha Costa Hübner(O)
Rachel Rodrigues Kerbauy(CO)

Instituição: Universidade de São Paulo

About RedePsi

Portal de Psicologia com Notícias, Artigos, Links e Serviços de Divulgação de Cursos, Eventos e Produtos da Área.
Comments are closed.