Cientistas canadenses mostram estratégias contra a insônia

Peritos do sono, da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, revisaram 37 estudos que incluíram mais de 2.200 adultos com insônia. Quase um quarto dos estudos analisou pacientes com mais de 60 anos de idade; as terapias funcionaram bem para eles, de acordo com a revisão.
Peritos do sono, da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, revisaram 37 estudos que incluíram mais de 2.200 adultos com insônia. Quase um quarto dos estudos analisou pacientes com mais de 60 anos de idade; as terapias funcionaram bem para eles, de acordo com a revisão.
Os estudos, publicados de 1998 a 2004, analisaram várias terapias psicológicas e comportamentais, dentre as quais, várias estratégias podem ser citadas:

• Só vá para cama quando estiver com sono.
• Se você não consegue dormir, saia da cama.
• Só use o quarto para dormir (nada de leitura, televisão, etc).
• Acorde no mesmo horário, todas as manhãs.
• Não cochile.
• Alivie o estresse através da meditação, relaxamento muscular progressivo, e outros métodos.
• Desafie suas convicções sobre o sono (por exemplo, não se preocupe sobre o sono).
• Restrinja a luz e o ruído no quarto.
• Tenha um estilo de vida saudável.

Na maioria dos estudos, diários de anotações mantidos por pacientes, mostraram que estas terapias aliviaram a insônia.

Os estudos tiveram seguimento de até um ano. Verificou-se que os benefícios do tratamento persistem com o passar do tempo.

A revisão foi publicada na revista [i]Sleep[/i] de novembro de 2006.

Fonte: [url=http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=6641]www.bibliomed.com.br[/url]

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