RedePsi - Psicologia

Notícias

Controle do peso no cérebro

Ainda não existe uma pílula mágica que faz a gordura excedente desaparecer, mas os cientistas já têm pelo menos uma forte candidata.
Ainda não existe uma pílula mágica que faz a gordura excedente desaparecer, mas os cientistas já têm pelo menos uma forte candidata.
O fator neurotrófico ciliar (CNTF) – testado no tratamento da esclerose lateral amiotrófica – revelou-se como auxiliar na queima de gordura: pacientes tratados com a substância perderam apetite e peso de forma drástica. Maia Kokoeva e equipe do Centro Médico de Harvard, em Boston (EUA), pesquisaram esse inibidor de apetite, injetando CNTF no cérebro de ratos, que ingeriam gordura regularmente. Como se esperava, os animais desprezaram algumas guloseimas e seu peso corporal reduziu-se a uma média de um sexto em duas semanas.

Junto com o CNTF, os pesquisadores administraram nos animais bromodeoxiuridina (BrdU), que une neurônios separados. A contagem das células revelou que, no hipotálamo, que regula o gasto de energia do corpo, entre outras funções, surgiram novas células neuronais. Se o CNTF, ao contrário, é injetado com uma substância que obstrui a divisão celular, ele inibe a fome do rato apenas temporariamente – depois do doping os animais retomam seu apetite com rapidez.

Os pesquisadores supõem um duplo efeito do CNTF. Ele aumenta os níveis do hormônio leptina que, em curto prazo, elimina a fome. Ele também é responsável pela “neurogênese”: até agora, observou-se o nascimento de novas células nervosas no cérebro adulto, sobretudo na importante região do hipocampo relacionada à aprendizagem.

Para não despertar esperanças precipitadas: em 2003, a substância axokin, parente do CNTF, foi testada em obesos, muitos dos quais desenvolveram anticorpos. Porém, há ainda um longo caminho até a sua liberação para o mercado.

Fonte: [url=http://www2.uol.com.br/vivermente/conteudo/noticia/noticia_65.html]www.uol.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter