RedePsi - Psicologia

Notícias

Verduras para combater o envelhecimento cerebral

Uma nova pesquisa, publicada na revista Neurology, indica que comer saladas poderia ajudar a retardar o envelhecimento do cérebro, após os 65 anos.
Uma nova pesquisa, publicada na revista Neurology, indica que comer saladas poderia ajudar a retardar o envelhecimento do cérebro, após os 65 anos.
Investigadores do Chicago’s Rush University Medical Center, estudaram mais de 3700 indivíduos, com 65 anos ou mais, entre 1993 e 2002.

Os participantes realizaram testes de habilidade mental, incluindo testes de memória e de atenção, quando o estudo se iniciou. Após períodos de 3 e de seis anos, esses testes foram repetidos. Além disso, os indivíduos completaram pesquisas acerca de seus hábitos alimentares, incluindo uma lista de 28 vegetais e 14 frutas.

Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco grupos, segundo a ingestão média diária de vegetais. A ingestão variou de menos de uma porção, até quatro porções por dia, de verduras. Nos resultados observados, todos os participantes mostraram algum grau de envelhecimento mental com o passar dos anos. Porém, o envelhecimento anual foi 40% menor, nas pessoas que ingeriram maior quantidade de vegetais – três ou quatro porções diárias – se comparados com aquelas que ingeriram menos de uma porção ao dia. Já a ingestão de frutas não alterou o envelhecimento cerebral.

Segundo os pesquisadores, a razão para este efeito benéfico, poderia estar no fato de que os vegetais são ricos em vitamina E, que diminuiria o efeito negativo das gorduras dos alimentos.

Fonte: [url=http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=6631]www.bibliomed.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter