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Efeitos do reforço diferencial em uma classe de operante e mudança em outra classe de resposta

7ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar. 2008

Tizo,Marcileyde.[1]; Simonassi,Lorismário E.[2]; Xavier,Vinicíus P.P. [3]; 
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[1]Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás;
[2]Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás;
[3]Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás 
O comportamento controlado por regras é um tipo de comportamento verbal podendo ser definido como a descrição verbal de uma contingência. As regras facilitam a aprendizagem e ajudam a instalar rapidamente o comportamento. No presente experimento apresentou-se uma tela de computador com 20 palavras distribuídas aleatoriamente em cinco classes gramaticais (verbos, substantivos, pronomes, advérbios e adjetivos), sendo que ao escolher por verbos, o participante era reforçado com a apresentação do estímulo visual “certo”. Após uma etapa de sondagem, participaram do experimento oito alunos que não agrupavam palavras em classes gramaticais. Para a coleta dos dados utilizou-se o Software “Verbal-Verbal 2.0” desenvolvido para o experimento além de um monitor com tela sensível ao toque. O trabalho visa demonstrar que contingências programadas podem produzir a ocorrência diferencial de escolhas. Visa também, verificar se participantes que
não agrupam palavras em classe gramaticais após a exposição às contingências passarão a agrupá-las. Constatou-se que o procedimento de reforço diferencial na classe gramatical verbos, em sondagem posterior, possibilitou  a quatro dos oito participantes agruparem palavras em suas respectivas classes gramaticais.
 
CNPq 

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