RedePsi - Psicologia

Artigos

Chegou a hora! E agora vai para onde?

O momento da aposentadoria é geralmente aguardado com muita expectativa pelo empregado. A sensação de missão cumprida e o desejo pelo descanso merecido se tornam muito evidentes. Porém, quando realmente se chega próximo desta nova etapa de vida, muitos sentimentos se confundem com o medo de não saber o que fazer, de sentir-se inútil, além de inconscientemente começar a perceber o fim da vida. Alguns acreditam que a empresa não conseguiria sobreviver sem sua presença quase que levados por uma devoção exclusiva ao longo da vida.
Essa situação pode provocar uma série de descompensações psíquicas e orgânicas tais como: ansiedade, depressão, infarto, úlcera, entre outras.

A Preocupação com este momento da vida do funcionário já existe em algumas organizações que adotam o PPA (Programa de Preparação para a Aposentadoria) que visa fornecer uma preparação para que se tenha qualidade de vida após esta fase de transição pela qual a maioria dos funcionários deverá passar após longos anos de serviços prestados. A despedida dos amigos de profissão, do ambiente do trabalho, das rotinas estabelecidas, devem ceder espaço para um maior convívio consigo mesmo e com a família.

Quase que como um ciclo natural em nossas vidas, onde a preparação do funcionário (colaborador) desde sua entrada na organização através de integrações e no decorrer da carreira com treinamentos, o momento da aposentadoria também precisa ser assistido pela empresa. Cada integrante desta atual família precisa perceber que o futuro, antes distante e agora cada vez mais próximo e real, não precisa ser assustador e sim também produtivo. Se tem sido assim nas últimas décadas, cabe aqui um questionamento: não se pode plantar agora os frutos do amanhã ? Toda mudança gera reação e essa sensação de segurança e tranqüilidade que o PPA transmite para se encarar as mudanças vindouras se traduzem em pessoas mais focadas nos objetivos atuais da organização. Recordes são quebrados, metas após metas, aumentando a auto-estima e a satisfação daqueles que inspiram vida dentro das instituições.

Caso sua empresa ainda não tenha este programa, aqui seguem algumas dicas que o ajudaram na preparação e enfrentamento desta fase de aposentadoria de forma saudável e alegre:

•Peça o Programa PPA para o Recursos Humanos da sua empresa;

•Expresse seus sentimentos com sua família;

•Procure seu médico para avaliações orgânicas;

•Elabore um plano de vida e comece enumerando quais as atividades que mais gosta de fazer;

•Procure atividades físicas como, por exemplo, caminhadas;

•Inclua sua família em seus projetos e compartilhe;

•Mantenha contato com os amigos do emprego através de confraternizações, e-mails e etc;

•Envolva-se em atividades voluntárias e religiosas.

Por fim, se mesmo assim ainda estiver desencorajado a se aposentar procure uma nova empresa para trabalhar, ou uma atividade autônoma de acordo com sua vocação empreendedora, e em alguns casos, ajuda psicoterapia.

Encare a aposentadoria não como um fim, de uma carreira e sim como o inicio de um leque de oportunidades que dependem exclusivamente de você. Você está preparado para se aposentar?

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter