RedePsi - Psicologia

Notícias

Adolescentes ansiosos estão mais propensos a usar drogas

Estudo desenvolvido pelos profissionais Andressa Pereira Lopes e Manuel Morgado Rezende, publicado no periódico Estudos de Psicologia (Campinas), objetivou relacionar ansiedade e consumo de substâncias psicoativas em adolescentes da cidade de Maceió, Alagoas.

O estudo, realizado com 407 estudantes de 14 a 18 anos, apontou diversos resultados relacionando o indivíduo ansioso e o uso de substâncias psicoativas, sendo que os sujeitos responderam um questionário sociodemográfico, escala de ansiedade do adolescente e um questionário sobre o consumo de substâncias psicoativas. 

Em relação às substancias psicoativas, o estudo apontou os seguintes resultados:

O uso na vida de substâncias psicoativas foi relatado por 334 (82,10%)  participantes; o uso no ano por 289 (71,00%); o uso no mês por 128 (31,40%); o uso frequente por 52 (12,80%); e o uso pesado por 55 (13,05%). Ainda, 71 (17,40%) participantes responderam nunca ter consumido nenhum tipo de substância psicoativa.

No que tange os níveis de ansiedade:

Para obter os níveis de ansiedade da escala, as pontuações foram distribuídas em quartis. Dessa forma, os níveis de ansiedade foram classificados como: mínimo, leve, moderado e grave. Apresentaram grau mínimo 101 (24,8%) participantes; grau leve, 96 (23,6%); grau moderado, 114 (28,0%); e grau grave, 96 (23,6%).

Concluiu-se que a relação entre ansiedade e consumo de substâncias psicoativas nos adolescentes foi mais destacada nas bebidas alcoólicas, pois houve relação no uso no ano e frequente com a ansiedade. O álcool foi a substância mais consumida em todas as modalidades. Essa relação se faz compreensível, uma vez que o álcool é uma substância lícita de ampla aceitação social, de fácil aquisição e culturalmente valorizada. Verificou-se que as substâncias lícitas – álcool e cigarro -, foram as mais consumidas e que o consumo de anfetaminas e ansiolíticos está crescendo na população em estudo. A ansiedade dos adolescentes indicou maior percentual para o nível moderado. Isso não significa dizer que os adolescentes possuam algum transtorno de ansiedade, uma vez que o estudo buscou verificar a ansiedade não patológica, que é própria do ser humano. É interessante, porém, compreender a ansiedade nessa faixa da população, investigar quais sintomas são mais frequentes a fim de que se realizem projetos mais direcionados para essa variável; Os autores da pesquisa apontam que isso se faz importante uma vez que pesquisas no sentido de verificar os sintomas de ansiedade nos adolescentes são escassas.

A pesquisa destaca a necessidade de uma discussão do consumo de substâncias psicoativas com adolescentes que não enfatize necessariamente os efeitos negativos destas, mas também as consequências do consumo; Em relação a ansiedade, destaca-se a necessidade de políticas públicas de saúde que visem a promoção da saúde e aumentem a reflexão sobre o estilo de vida e a ansiedade.

Leia o estudo completo aqui!

LOPES, Andressa Pereira; REZENDE, Manuel Morgado. Ansiedade e consumo de substâncias psicoativas em adolescentes. Estud. psicol. (Campinas),  Campinas ,  v. 30, n. 1, mar.  2013 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2013000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  12  set.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000100006.

One thought on “Adolescentes ansiosos estão mais propensos a usar drogas”

  1. Joaquin disse:

    Ole1 Larissa!Veja, e9 complicado falar sobre a forma de trahlabar de um colega. O que posso dizer e9 que muitos psicf3logos que atendem plano de safade este3o superlotados, e por isso acabam reduzindo o tempo da sesse3o e espae7ando as mesmas.Vejo que o problema aed deve ser o plano, que contrata poucos profissionais para dar conta de uma demanda intensa. Fazem isso visando cumprir a determinae7e3o da ANS, com o menor gasto possedvel. E o psicf3logo tem que dar conta de atender.O psicf3logo e9 livre para determinar o tempo da sesse3o e o espae7o entre as mesmas. Cabe ao paciente aceitar (ou ne3o) sua forma de trahlabar. c9 uma prestae7e3o de servie7o.P/ saber se o tempo e o espae7o se3o adequados e0 sua me3e, sf3 mesmo fazendo uma avaliae7e3o do caso dela. Um abrae7o!

Comments are closed.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter