RedePsi - Psicologia

Artigo

Navegando a Síndrome de Início de Ano Conhecendo a Ansiedade

A ansiedade que surge com o início de um novo ano muitas vezes está enraizada em várias fontes. Uma delas é a pressão social e cultural para estabelecer metas e resoluções. Somos constantemente bombardeados com mensagens sobre como devemos mudar nossas vidas para melhor a cada ano que começa. Isso cria uma expectativa irreal de que devemos ter tudo planejado e sob controle desde o primeiro dia do ano novo.

Além disso, a reflexão sobre o ano que passou e as experiências vividas pode desencadear uma série de emoções. Se não alcançamos nossos objetivos ou enfrentamos desafios significativos, podemos nos sentir desanimados ou até mesmo fracassados. E é difícil evitar comparar nossas conquistas com as dos outros, especialmente com as mídias sociais constantemente exibindo os destaques da vida de outras pessoas.

Outro fator que contribui para a ansiedade no início do ano é o medo do desconhecido. À medida que nos lançamos em um novo período de tempo, somos confrontados com a incerteza do que está por vir. E para muitos de nós, o desconhecido é fonte de preocupação e inquietação.

Então, como podemos lidar com essa ansiedade que surge no início do ano? Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

Pratique a autocompaixão: Reconheça que é normal sentir-se ansioso diante de um novo começo. Seja gentil consigo mesmo e lembre-se de que você está fazendo o melhor que pode.

Defina metas realistas: Em vez de ceder à pressão de estabelecer uma lista exaustiva de resoluções de ano novo, concentre-se em definir metas que sejam alcançáveis e significativas para você.

Foque no presente: Em vez de se preocupar com o futuro ou ficar preso no passado, concentre-se em viver o momento presente. Praticar mindfulness e atenção plena pode ajudar a acalmar a mente ansiosa.

Cultive uma rede de apoio: Não tenha medo de procurar apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Compartilhar suas preocupações com alguém de confiança pode aliviar o peso em seus ombros.

Pratique o autocuidado: Reserve um tempo para cuidar de si mesmo e recarregar as energias. Isso pode incluir atividades como exercícios físicos, meditação, hobbies ou simplesmente relaxar com um bom livro ou filme.

Aprenda a lidar com a incerteza: Em vez de temer o desconhecido, veja-o como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. A vida é cheia de surpresas e reviravoltas, e aprender a abraçar a incerteza pode tornar a jornada mais emocionante.

Desconecte-se das mídias sociais: Lembre-se de que as pessoas tendem a mostrar apenas os aspectos mais positivos de suas vidas nas redes sociais. Comparar sua vida com o que você vê online só aumentará seus sentimentos de inadequação e ansiedade.

Lidar com a Síndrome de Início de Ano não é tarefa fácil, mas é possível encontrar maneiras de enfrentá-la de forma saudável e construtiva. Lembre-se de que a ansiedade é uma emoção normal e faz parte da experiência humana. Ao praticar a autocompaixão, definir metas realistas e cultivar uma rede de apoio, você pode enfrentar o novo ano com mais confiança e serenidade.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter