RedePsi - Psicologia

Aprendizagem de vocabulário por exclusão com crianças com transtorno fonológico e dificuldades de aprendizagem

8ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar – 2009

Aline Roberta Aceituno da Costa;
Bruno Diehl dos Santos;
Caroline M. Benedito; Gabriela G. Bagnato;
Mariana S. Floria;
Nayára P. Oliveira;
Paula P. Marola;
Priscila Ambrózio;
Thaís R. de Carvalho;
Deisy das Graças de Souza 
Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos
Apresentação Oral

O responder por exclusão tem sido amplamente replicado com relações nome-objeto. Esse estudo, conduzido com quatro crianças com transtornos fonológicos e dificuldades de aprendizagem, teve por objetivos verificar quantas exposições a tentativas de exclusão são necessárias para que ocorra aprendizagem da relação nome-objeto, verificar a possibilidade de extensão do responder por exclusão para pessoas com dificuldades articulatórias e investigar a ocorrência de melhora na articulação de fonemas a partir de ensino por exclusão. O procedimento constava de duas partes: treino de linha de base (eram ensinadas três relações auditivo-visuais) e testes. Um primeiro bloco de tentativas de teste apresentava duas tentativas de exclusão e, logo no bloco seguinte, as tentativas de sonda investigavam a aprendizagem da relação entre os estímulos auditivos e visuais apresentados na tentativa de exclusão do bloco anterior. Eram utilizadas palavras que continham a dificuldade articulatória de cada participante. Todos os participantes responderam por exclusão e aprenderam a relação entre estímulo auditivo e visual após alguns blocos de tentativas de exclusão: um após quatro tentativas de treino, um após cinco tentativas e dois após seis tentativas. Um dos participantes apresentou melhora articulatória. Esses resultados confirmam achados da literatura quanto ao responder por exclusão e apontam que são necessárias poucas exposições a tentativas de exclusão até que haja aprendizagem da relação nome-referente.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter