RedePsi - Psicologia

Artigos

A influência das redes sociais em seu humor

A presença das redes sociais é cada vez mais crescente em nossas vidas. Naturalmente, essa influência acaba por ter repercussões em nossos comportamentos e até mudanças de humor acentuadas.

O imediatismo, as questões do feedback e aceitação, entre “amigos” virtuais, bem como a problemática da privacidade online, faz com que as redes sociais possam afetar negativamente ou até positivamente seu dia-a-dia. Mas até que ponto essa influência é positiva e até recomendada?

Encarar a dualidade redes sociais

A pressão de também abrir conta numa rede social, para poder falar com os seus amigos ou familiares, faz com que, mesmo que não queira, a sua presença online afete sua privacidade. Grandes nomes como o Facebook ou o Twitter ganham bilhões graças aos seus dados pessoais, mesmo que esse fato seja ignorado pela maioria dos seus usuários.

Porém, essa é só uma ponta do iceberg. Sente a necessidade de publicar detalhes da sua vida ou até imagens, como uma busca declarada por gostos ou aprovação? Ora, poderá não estar a perceber quais deverão ser as vantagens das redes sociais.

De fato, poder estar mais próximo das pessoas que mais gosta poderá também significar cair na necessidade de ter aprovação. A pressão social, mesmo que seja à distância, está bem presente, sendo necessário, ao máximo, manter-se seguro e assegurar da melhor forma a sua privacidade.

A pressão existente nas redes sociais

Sem dúvida alguma que existe uma pressão para que não só tenha redes sociais, como também para estar ativo, pois os “gostos” ou as mensagens são um presente instantâneo, que muitos usuários desejam constantemente.

Essa necessidade de “likes” e de feedback positivo poderá ter uma influência direta do seu humor, tornando-se aos poucos um “escravo” das redes sociais, mesmo que o negue ou então que não passe muitas horas nas redes sociais. Muitos casos de dependência começam por esta ânsia de aceitação.

Dessa forma, é essencial que coloque limites na utilização dessas redes sociais, caso sinta que há dias em que não fica bem-disposto, pois não conseguiu o número de likes ou a resposta de um amigo, que estava aguardando.

Como ter uma relação saudável com as redes sociais?

Tudo vai depender da forma como encara as redes sociais. Tem uma elevada presença online pois procura aceitação dos outros, mesmo que estes sejam desconhecidos, ou porque quer, por exemplo, consultar as notícias ou até comunicar com alguém que está longe de si?

Claramente, todos usuários tentar tirar partido ao máximo das vantagens presentes das redes sociais. Contudo, estes deverão ao máximo se abstrair e deixar de lado as expectativas que têm perante o número de “gostos” ou o número de respostas.

Ao estar a colocar uma pressão extra nas suas redes sociais, a sua relação com esta deixa de ser divertida ou até funcional, ficando para segundo plano o objetivo inicial que o fez abrir conta nessa mesma rede social. Mais do que uma ferramenta de pressão social ou de números, deverá encarar ao máximo as redes sociais como uma excelente ferramenta para se comunicar e até ficar mais e melhor informado.

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter